top of page

Hipnose

  • Foto do escritor: Dália Matsinhe, Psicóloga
    Dália Matsinhe, Psicóloga
  • 5 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

O que é a hipnose?

Hipnose é uma técnica poderosa que pode ajudá-lo a mudar crenças limitantes e/ou negativas, de forma a poder atingir os seus objectivos, tratar de problemas emocionais e aliviar um leque de condições médicas.


Já deve ter ouvido falar de pessoas que foram tratadas em poucas sessões de problemas tabágicos, ou de um amigo que depois de anos a sofrer de fobia, ultrapassou essa condição depois de ter sessões com um hipnoterapeuta.


Um Hipnoterapeuta pode mostrar-lhe, também, como praticar a auto-hipnose de forma a alcançar vários objectivos pessoais.

Mas primeiro vale avisar que a hipnose é SEGURA, e que não é o mesmo que estar a dormir ou a sonhar acordado. Mais, o transe hipnótico é um estado alcançável e natural, tanto que cada um de vocês pode entrar em transe todos os dias, e não ter-se apercebido que estava em transe, ou que era um TRANSE HIPNÓTICO.

A HIPNOTERAPIA é simplesmente um método de colocar as pessoas em transe de forma a trabalhar sobre a resolução de problemas de pacientes.

Quando o paciente está em transe hipnótico, ele está ciente das palavras faladas pelo hipnoterapeuta. Tanto que se soasse um alarme durante o transe hipnótico, o paciente pode retirar-se do transe e fugir, até antes do hipnoterapeuta.

No entanto, a hipnose tem riscos tal como qualquer outra técnica ou actividade, por isso é importante que o HIPNOTERAPEUTA seja qualificado e que opere dentro de um código de conduta e ética profissionais.

Mas primeiro vou distinguir hipnose de hipnoterapia, porque existe uma diferença grande entre os dois. Um hipnotista é aquele que hipnotisa em espectáculo de forma a obter risos das pessoas, enquanto que o hipnoterapeuta é aquele que usa a hipnose para resolver problemas como tabagismo, fobia, perder peso, ganhar peso e, entre outros, recuperar de uma outra condição que o paciente sofre há anos.

HIPNOSE: estado da mente conectada com um relaxamento profundo, atenção focada, aberta à sugestionabilidade. É um estado intermediário entre o estado adormecido e o estado alerta. Pode estar mais ligada ao seu estado intuitivo e menso ao seu estado intelectual.Durante a hipnose você basicamente dá uma ordem ao seu chefe em comando para descansar enquanto você coloca o seu lado inteligente e artístico a comandar. Acredite, todos nós temos ambos.


Hipnoterapia é a hipnose usada para propósitos terapêuticos, aplicada de forma a encorajar a mente inconsciente a encontrar soluções para os seus problemas. A Hipnose é um estado de consciência. Hipnoterapia é uma terapia.. a Hipnose por si só não é terapia. A parte terapêutica da hipnoterapia ocorre depois da hipnose ser usada de forma a induzir o seu transe. Depois do transe o hipnoterapeuta faz sugestões que ajudam a sua mente inconsciente a atingir objectivos ou a remover problemas.

Ou seja, existem variants da hipnose: auto-hipnose e auto indução hipnótica, tal como várias técnicas Hipnoterapêuticas e aplicações das mesmas.


Hipnose de palco não é hipnoterapia.

Não é hipnoterapia porque é hipnose para espectáculo e divertimento de plateia. Não é uma forma de receber ajuda para os seus problemas ou alcançar objectivos.


Transe

O transe é um estado da mente que envolve atenção focada. É um estado normal, tanto que drante o dia passamos várias vezes por transes, especialmente quando relaxados.

Como por exemplo:

• Quando estamos envolvidos na leitura de um livro

• Quando estamos a olhar pelo expositor de vidro procurando por sapatos para comprar

• Quando estamos ansiosos por um evento que ainda está por ocorrer

• Quando vemos uma criança a brincar com um amigo imaginário

• Quando vemos um filme ou novela e, mesmo sabendo que não se trata de um filme sobre um acontecimento real, choramos com as personagens

• Quando conduzimos para um local para onde vamos regularmente e, sem nos darmos conta, conduzimos o trajecto todo, mas não nos apercebemos porque estávamos focados a pensar noutros assuntos

Ou seja, o transe ocorre naturalmente e regularmente. A hipnose utiliza este estado para ter acesso à mente inconsciente de forma a ajudar, de forma mais fácil, a alcançar um objectivo ou a resolver um problema.

ree

Por último, os estados de transe possíveis, e traços que as pessoas hipnotizadas podem experienciar, são:

• Transe leve: olhos fechados, músculos relaxados e respiração profunda

• Transe médio: cabeça e restante do corpo pesados, reduzida consciencialização do ambiente em redor, respostas lentas, transe mais aprofundado do que o leve

• Transe profundo: mais profundo do que o médio, respiração abdominal

• Transe sonambúlico: um estado de transe muito raro, onde a pessoa hipnotizada experiencia sensações como se estivesse acordado. É normalmente conhecido como sonambulismo. É um estado contraprodutivo na hipnose porque a pessoa está num transe demasiado profundo para reter as sugestões do hipnoterapeuta quer seja na memoria inconsciente como na consciente.

 
 
 

Comentários


00258 821619153 / 00258 845946215 / 00258 871619151

  • Spotify
  • Facebook
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp

©2025 by Dália Matsinhe - LexPsique, Lda.

bottom of page