top of page

Os nossos filhos não nasceram para satisfazer o nosso Ego

  • Foto do escritor: Dália Matsinhe, Psicóloga
    Dália Matsinhe, Psicóloga
  • 5 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

🪴

Mesmo querendo o melhor para eles, temos que nos lembrar de que eles têm escolhas.

🌹

Muito para além disso, eles não nasceram mesmo para satisfazer o nosso Ego.

💜

Ficar feliz apenas quando os nossos filhos:

a) marcam golos

b) têm as melhores notas

c) fazem parte do quadro de honra

d) comportam-se como nós queremos

e) não dão trabalho

f) arrumam o quarto

g) escolhem a profissão que queremos

h) namoram com quem queremos

ree

(...)

É não perceber, e não dar a entender, quão perfeitos eles já são. É, principalmente, criar condições para o amor que podem sentir por eles. Ou melhor, é dizer que só os amamos sob certas condições. E eles merecem mais do que isso.

❤️

Primeiro, vale lembrar que nós fomos e somos os responsáveis pelo nascimento deles. Eles são fruto de um acto tido entre, na melhor das hipóteses, dois adultos, que sabiam e consentiram um acto que resultou num fruto desse acto, i.e. um filho. Criar "situações-chantagem" para que eles se sintam inseguros ou culpados quanto ao amor que os pais devem ter por eles, é injusto.

Eles nasceram por nossa causa. Merecem o melhor.

🌺

Sim podemos, devemos, e é nossa obrigação enquanto guias e responsáveis por eles, orientá-los da melhor forma. Mas nunca esquecendo que eles nasceram com vontades, pensamentos, personalidades, experiência...direitos de errar e evoluir pelo próprio pelo próprio "pé".

💜

Podemos e devemos encaminhar, fazer o melhor, contar o nosso percurso e onde "érramos", e faríamos diferente, mas lembremo-nos que as nossas escolhas, não são e nem estão directamente relacionadas com as futuras escolhas deles.

🤎

Ajudemos a pensarem no melhor para eles, sem chantagear.

Quanto mais seguros eles estiverem do Amor dos pais, sem comparação com outras crianças, dentro ou fora da família, sentindo que TODAS ELAS, filhas, netas, sobrinhas.... crianças SÃO DIFERENTES E ESPECIAIS, com percursos diferentes, MELHOR.

💓

Temos hoje adultos frustrados porque em criança satisfizeram a toda a gente, na família, escola, faculdade...e esqueceram-se de se satisfazerem. E, em vez de pensarem que nunca é tarde e fazerem o melhor para elas mesmas, focam-se, como aprenderam, no julgamento da sociedade, e em não querer envergonhar, estragar, ....a imagem dos meus pais. Enquanto isso, e como vejo no consultório, tentam suicídio, automutilação, depressão, ansiedade...porque nem sequer conseguem conversar com os pais porque "a minha obrigação é ter boas notas, nunca faltar...nem me perguntam como estou, me sinto, se estou bem." Como fantasmas....

ree

(...)

Ninguém está livre de errar, e todos aprendemos. Vamos escutar e ajudar os nossos filhos...


Abraço.


Dália Matsinhe

🌸♥️:🖤💚💘💖💙🧡💜💕🤎💗♥️🤍❣️❤️💓🌸🌺🌼


 
 
 

Comentários


00258 821619153 / 00258 845946215 / 00258 871619151

  • Spotify
  • Facebook
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp

©2025 by Dália Matsinhe - LexPsique, Lda.

bottom of page